quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Câncer de Cabeça e Pescoço

O que é câncer da Cabeça e do Pescoço?
As células de nosso organismo normalmente se dividem de maneira ordenada. Uma das maneiras admitidas para formação do câncer é quando as células se dividem demasiadamente formando massas conhecidas como tumores.
Existem vários tipos de câncer da cabeça e Pescoço. Eles podem ocorrer na boca, na garganta, na laringe (órgão da voz), na Tireóide, nas fossas nasais e também na pele da região da Cabeça e do Pescoço.
Há muitos sintomas de câncer que podem ser observados. Estes sintomas nem sempre significam câncer, porém indica a necessidade de se consultar um médico sempre que estes sintomas forem observados:
§  Dor, caroço, inchaço ou ferida na boca que não melhora em até 15 dias.
§  Inchaço ou caroço no Pescoço que dure mais de duas semanas.
§  Mudança na voz ou rouquidão recente e persistente.
§  Dor de garganta repetitiva.
§  Dificuldade para engolir.
§  Dor de ouvido constante.
§  Alterações na pele tais como: ferida ou ulceração.
§  Mudança na cor ou sangramento de uma verruga.
§  Sangramento nasal freqüente ou obstrução nasal contínua.
§  Escarro sanguinolento.

Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de cabeça e Pescoço, porém pessoas que fumam ou que bebem têm um maior risco para estes tipos de câncer, sendo ainda mais perigoso se fumar em excesso, ou seja, mais de dez cigarros por dia,. Pessoas com exposição prolongada aos raios de sol também apresentam um alto risco de desenvolver câncer de pele sendo que muitos ocorrem na área da cabeça e Pescoço.

O câncer da glândula Tireóide não depende de fatores de risco.
O câncer da cabeça e Pescoço pode ser curado, especialmente se diagnosticado e tratado no começo, antes que a doença tenha chance de se espalhar. Por isso é importante procurar um médico assim que você notar algum dos sintomas. O reconhecimento destes sinais e atuação rápida pode salvar a vida.
Como o médico me examinará procurando sinais de câncer?
Um exame clínico demora menos de 10 minutos, não é doloroso e nem desconfortável. O médico olhará seu nariz, boca, e garganta, assim como a pele da região da cabeça e Pescoço. Poderá usar um abaixador de língua e um pequeno espelho para visualizar as áreas menos acessíveis. Ele também irá palpar seu Pescoço à procura de nódulos, inchaço ou outras anormalidades.

Neste exame o médico geralmente não faz o diagnóstico definitivo, sendo na maioria das vezes necessário exames complementares para decisão sobre o seu diagnóstico e tratamento.

O tratamento para o câncer varia com o tipo e gravidade da doença. Estes tumores podem ser tratados com cirurgia, radioterapia, ou quimioterapia, ou combinação destas técnicas. Recentemente novas técnicas cirúrgicas têm sido desenvolvidas, permitindo ao paciente viver mais tempo e em melhores condições. A cura é possível mesmo que o câncer não tenha sido encontrado no início.

Se você tem alto risco de desenvolver câncer de cabeça e Pescoço (se você fuma ou bebe), procure por seu médico tão logo note qualquer dos sinais de doença. Se você não é do grupo de risco e não tem sintomas, procure o médico de sua confiança uma vez ao ano.

O melhor tratamento para o câncer da cabeça e Pescoço é a prevenção. Cerca de 80% dos casos de câncer da cabeça e Pescoço são causados pelo fumo, álcool e luz solar excessiva.

§  Evite fumar
§  Evite o consumo de álcool
§  Evite exposição prolongada ao sol
§  Prefira alimentos pobres em gordura e ricos em fibras (verduras e legumes)
§  Crie o hábito de examinar sua boca no espelho
§  Procure seu médico em caso de dúvida
Estes cuidados poderão reduzir suas chances de desenvolver câncer da cabeça e Pescoço assim como muitos outros tipos de câncer!
 
http://projetoilumina.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário